sexta-feira, 31 de maio de 2013

Arquétipos femininos

ARQUÉTIPOS FEMININOS



Uma Deusa é a descrição psicológica de uma personalidade feminina que reconhecemos intuitivamente e nós, ou seja, é um arquétipo, uma representação simbólica que ocupa o inconsciente coletivo.
Jung foi quem primeiramente observou que esses arquétipos podem ser encontrados em sua forma mais pura na mitologia e na literatura, e que também estão presentes nos sonhos de todos nós.
Me refiro a Deusa enquanto as várias formas que um arquétipo feminino assume dentro de uma narrativa. Em um conto de fadas, por exemplo, este arquétipo aparece como princesa, rainha, bruxa, curandeira, fada....

Existem Deusas, personagens mitológicas, que representam toda a dinâmica da psiquê feminina. 

Cada uma representa um tipo, um aspecto, um traço, uma personalidade feminina. 
Os sete arquétipos / deusas gregas são:


1. ÁRTEMIS / DIANA - A Solitária Deusa Selvagem
2. ATENAS/MINERVA -A Deusa da Sabedoria e da Civilização
3. HÉSTIA / VESTA - A Deusa da Lareira
4. HERA / JUNO -A Deusa do Casamento e do Poder
5. DEMÉTER/CERES -A Deusa dos Ciclos da Vida
6. PERSÉFONE (KORÉ) / PROSÉRPINA (CORE) -A Deusa do Mundo Espiritual e Oculto 
7. AFRODITE / VÊNUS -A Deusa do Amor, Sexualidade e da Arte



DEUSA ATENA
 É regida pela deusa da sabedoria e da civilização. A mulher Atena é aquela que busca a realização profissional em uma carreira, envolve-se em áreas relacionadas a educação, cultura intelectual, política, justiça social. Nossa modernidade está povoada de mulheres Atenas, mulheres altamente civilizadas, com senso de justiça, prática e  inteligente. Atena, na verdade, foi a única habitante do Olimpo sem uma  verdadeira mãe, ela permanece como representante suprema da sabedoria do pai. Por isso, a representação arquetípica de Atena carrega uma força masculina. Juízas, advogadas ão personificações de mulheres Atenas.


DEUSA AFRODITE 
É regida pela deusa do amor, e  está voltada principalmente para os relacionamentos humanos, para a sexualidade, romance, beleza e inspiração das artes. Os gregos e Romanos adoravam-na pela sua gloriosa e refinada beleza. As mulheres Afrodites apreciam  a sexualidade e a beleza como qualidades sagradas. Ela adora roupas finas, cabelos esvoaçantes, jóias e adornos de todos os tipos. Afrodite raramente quer criar raízes. Ela vê a vida como uma aventura sempre com a possibilidade de um final romântico. Busca um homem sensual, ativo e sofisticado. Os homens são atraídos por Afrodite não apenas pela sua beleza física, mas pela sua sabedoria feminina espontânea no que tange aos assuntos do coração.


DEUSA PERSEFONE
Mediúnica e regida pelo mundo espiritual, pelo oculto, pelas experiências místicas e visionárias.Ela tem algo de juvenil, uma pessoa simpática e ansiosa por agradar. Conhecida também como a virgem, a  donzela. O mito nos conta que ela foi sequestrada de sua mãe. Mulheres Perséfones são reservadas e reclusas, tem um mundo sobrenatural, é atraída por ensinamentos de metafísica e assuntos transcedentais. Um ótimo adjetivo que se encaixa perfeitamente a ela é lunática. Interessada por parapsicologia, considerada excêntrica por muitos, ela teve a experiência de descer no mundo dos mortos. Portanto, ela tem acesso e carrega a experiência dos dois mundos. Todas as deusas tem muito a aprender com Perséfone.



DEUSA ARTEMIS
Regida pela deusa das selvas. Ela é prática, atlética, aventureira, aprecia a cultura física, a solidão, a vida ao ar livre e os animais. Dedica-se a proteção do meio ambiente, aos estilos de vida alternativos e as comunidades de mulheres. Ela é a caçadora solitária. Sua energia é tão forte quando de Atena, porém, diferente desta, sua energia não provém do mental, provem do físico. Seu lugar não é na cidade, é na natureza. Deusa da natureza selvagem, ela ronda as florestas, os bosques, os campos verdes, sempre acompanhada de cães protetores. Tem amor intenso pela liberdade, pela autonomia e pela independência. Ela tem "dentes e garras".


DEUSA DEMETER
É regida pela deusa das colheitas, ela é a verdadeira mãe terra, que gosta de estar grávida, de amamentar, de cuidar de crianças. Está envolvida em todos os aspectos do nascimento e com os ciclos reprodutivos da mulher. É a mãe de todos nós. Tem um instinto de cuidar de tudo que é pequeno, de tudo que é pueril. Se identifica com todas as tarefas da maternidade, se realiza sendo mãe. Tem uma devoção generosa, se realiza pelo outro, é regida pelo amor, pelo lar e pela família. Possui consciência matriarcal, que busca um pai digno e confiável para o sustento de sues filhos.É a grande mãe Gaia, a grande mãe terra.


DEUSA HERA
Nunca passará desapercebida em uma multidão. A mulher Hera nasceu para mandar, e ela tem de ser obedecida. Ela defende todos os valores conservadores de sua casta social. Nascida para ser a rainha e companheira no poder, possui energia para fazer as coisas e uma vontade de ferro. Procura desesperadamente por um marido a altura, para manter a tríplice tradição, família e propriedade. Tem gosto por tudo que é conservador disfarçado de digno. O casamento para ela é primordial para perpetuar a supremacia patriarcal. Seu poder pode ser exercido de maneira tirana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário